Olá meus amores*-* Espero que esse tempinho afastadas do blog sejam compensados daqui pra frente né? Afinal, quem gosta de prejuízo? Hehe
Hoje eu vim falar de um assunto um tanto quanto sério e que não aceita brechas pra brincadeiras.. Nos dias atuais, infelizmente, uma pessoa só se acha bonita esteticamente falando, mas saúde também é beleza, e é coisa séria! Lembrando de que, pro nosso corpo ser bonito por fora, tem que cuidar por dentro TAMBÉM. Já vou logo avisando que esse post não é pequeno, já que o problema à respeito do assunto também não, mas vale a pena, garanto. O nosso bate-papo de hoje é sobre uma doença que vem assustando muita gente e a incidência dessa patologia é crescente cada vez mais: Câncer!
Você aí, sabe o que é um câncer? Não? Então presta atenção:
O câncer é um crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos que pode se espalhar para outras regiões do corpo. A doença se abre num leque de mais de 100 tipos identificados. É uma variedade bem grande!
Quando essas células "doentes" se dividem de forma descontrolada, rápida e agressiva há formações de tumores, que é um acúmulo de células cancerosas, e recebem o nome deneoplasias malignas. Porém, nem tudo é tão ruim assim né? Pode acontecer “somente” um aglomerado de células que se multiplicam mais devagar e são parecidas com o tecido original e não oferecem um risco de vida com tanta frequência. Eis os tumores benignos.
Dá uma olhada nessa imagem, fica mais fácil de entender
Não foi tão difícil, agora vamos identificar o que nos interessa pra postagem de hoje né?
Cada tipo de câncer corresponde a um grupo de célula. Deu pra adivinhar qual será abordado aqui? Exatamente, o câncer de pele!
A nossa pele é formada por mais de um tipo de células, isso nos leva há mais de um tipo de câncer que acomete o maior tecido do corpo. Quando o câncer começa em tecidos epiteliais (pele ou mucosas) é chamado decarcinoma e quando se inicia nos tecidos conjuntivos (músculos, ossos e cartilagens) recebe o nome de sarcoma. Hoje, o que interessa são os carcinomas.
Dentro dos carcinomas ainda há uma subdivisão de acordo com as camadas da pele. É bem importante saber, fique ligada:
- Carcinoma espinocelular: representa de 20 a 25% dos cânceres de pele, sendo maligno, e acomete a camada espinhosa da pele e se desenvolve muito mais rápido que o carcinoma basocelular. Além de atingir a pele, pode se desenvolver nas mucosas (lábios, mucosa bucal e genital) e também está sujeito a metástase. As lesões são geralmente solitárias, com áreas bem vermelhas, escamosas e com limitação definida. O tratamento tem de ser precoce para maior eficácia do tratamento e não correr o risco de ser invasivo.
- Carcinoma basocelular: Esse é o tipo mais frequente e leva o troféu por representar 70% da incidência da doença. Atenção quarentonas, vocês são os alvos mais comuns e você que tem a pele mais clara não dá pra vacilar não. O que ameniza um pouco a situação é saber que é um tipo pouco metastático mas não deixa de ser invasivo. São lesões pequenas de cor rosa ou translucida e tem um aspecto perolado, brilhante. Pode apresentar uns pontos mais escuros e de acordo com a evolução da lesão pode ulcerar ;/
Por último vou falar do melanoma, tenho certeza que muita gente já ouviu falar mas poucas sabem dizer ao certo o que é.
- Melanoma: Nada mais é do que um câncer com origem nos melanócitos, aquela célula responsável pela menina, que te dá aquela corzinha, sabe? O que complica ainda mais a situação é o fato de ser uma forma da doença que evolui rapidinho é muito invasiva e recorde em metástase num período de tempo muito curto. É um tumor maligno de alta periculosidade, sendo dentre os tipos de câncer de pele que mais leva paciente a óbito.
Depois da tempestade sempre vem o sol não é? Então tá, aqui vai uma forma muito fácil de diagnosticar um câncer de pele ou te levar a desconfiar de algo e procurar ajuda o mais rápido possível. Apresento à vocês o ABCD do Câncer de Pele:
Assimetria: as formas benignas são simétricas, já as malignas são assimétricas.
Borda: Lesões benignas apresentam bordas regulares, enquanto as malignas são irregulares.
Cor: As coloração marrom uniforme geralmente são benignas. As malignas apresentam várias tonalidades de marrom ou preto, além de tons vermelhos, azuis e brancos.
Diâmetro: as do tipo maligno geralmente são maiores que o diâmetro de um lápis.
Para prevenir o aparecimento ou diminuir as chances de desenvolver qualquer tipo de câncer, seja de qual origem for, deve haver cuidados. Alimentação em primeiro lugar, e isso não há como debater.
O fator de risco para câncer de pele mais conhecido é a exposição à radiação ultravioleta e ao sol. As queimaduras solares são a causa mais comum quando se pensa em melanoma, principalmente durante a infância e adolescência.
PROTETOR SOLAR é item de sobrevivência nos dias atuais, mas usar o protetor e não evitar a exposição aos raios ultravioletas e ao sol não adianta... Você que é branquinha e fica vermelha muito fácil e não se bronzeia sem primeiro tostar no sol, está mais vulnerável ainda a qualquer tipo de câncer de pele. Vale enfatizar que proteção solar não é só aquele creme que passa no rosto e corpo não viu? Roupas de algodão que cobrem a maior parte do corpo também é uma forma de prevenção.
Procure seu médico dermatologista pelo menos a cada seis meses para averiguar se não há nada errado e, se desconfiar de qualquer manchinha ou erupções na pele, não hesite em visita-lo. É sempre melhor prevenir do que remediar, segundo minha mãezinha hahaha. Espero que vocês fiquem atentas e se cuidem ok? Um beijo enorme, até mais.
* Declaro para devidos fins, que as imagens utilizadas nesse post não não de minha autoria.