14 agosto 2013

Cuidados na cozinha. Sua limpeza está em dia, mulher?

Publicado por Pati Moreira em 14/08/2013 às 13h20
Meninas e meninos lindos desse Brasil, hello! Como estão? Espero que bem!
Como muitos(as) já sabem, eu me casei há pouco tempo, então tô em fase de adaptação (principalmente quanto às tarefas da casa hehehe), mas manter o lar sempre limpo e organizado é mais do que obrigação de toda dona de casa.
E foi pensando nisso, que hoje eu trouxe pra vocês um assunto muito importante:
A higiene da sua cozinha!
Daí você pensa "tá, mas tá tudo limpo aqui em casa!", ok, mas vamos nos atentar a alguns detalhes que algumas vezes passam despercebidos e nem sabemos o risco que corremos.
__________________________________________________
Sabe as buchinhas de pia, e sua tábua? Então, elas acumulam restos de comida com muita facilidade e aí é um prato cheio para as bactérias se proliferarem. A imagem a seguir, dá algumas dicas de como manter esses objetos livres dos micro organismos, olha só:
fonte: g1.com.br
___________________________________

Especialistas recomendam a seguinte "receita" para melhor higienização dos utensílios da cozinha (e até para alimentos): 
01 colher de água sanitária ou hipoclorito de sódio para cada litro de água
UPDATE: Eles também dizem que é COMUM encontrar nas esponjas, coliformes fecais, já que muitas vezes se lava alface com raiz, e junto dela a terra desse alimento passa pra esponja, por exemplo.
_________________________________________

E seu lixinho de pia? Como está?
Infectologistas recomendam esvazia e lavar os lixos da cozinha diariamente, evitando aparecimento de fungos e bactérias.
ATENÇÃO: Acima de mil de bactérias por centímetro quadrado, é um sinal de perigo! O ideal é que o número total de micro-organismos não passe de cem.
DICAS:
fonte: g1.com.br
UPDATE: Um dos maiores problemas na cozinha, chama-se "contaminação cruzada", que é quando o indivíduo tem contato com as bactérias do lixo, depois manipula os alimentos. Então lembre-se, lave sempre as mãos. 
A lixeirinha deve ser lavável, e se ela ficar sobre a pia, evite colocar alimentos próximos à ela. Uma dica dada pelo microbiologista Eneo Alves da Silva ao programa Bem Estar, é colocar o cestinho dentro da pia ou manter a tampa aberta; assim, você elimina os restos sem precisar manter um contato direto com a lixeira.

Alguma dica? Dúvida? Sugestão?
Manda pra gente aí nos comentários. e se cadastre para receber notícias e atualizações do blog AQUI.
Beijos, e até mais!

*Declaro para devidos fins, que as imagens utilizadas nesse post não são de minha autoria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publicidade